sexta-feira, 21 de março de 2008

Plantar árvores para compensar as emissões de carbono virou mania. Consciência ecológica ou marketing?


Campo Neutro – Fátima Sá – Jornal O GLOBO, de 02/03/2008.
Plantar árvores para compensar as emissões de carbono virou mania. Consciência ecológica ou marketing?
Resumo:
Todos parecem muito preocupados em limpar a barra com o meio ambiente. A solução anunciada tem sido neutralizar as emissões de carbono plantando árvores.
Várias consultorias passaram a dedicar-se ao setor, disponibilizando em seus sites programas que calculam a emissão de poluentes. Basta informar dados como o consumo de gás, luz, a distância que se percorre de carro, o número de viagens de ônibus e a seguir obtém-se o número de árvores a serem plantadas. Através desta técnica, garante-se que um número previamente calculado de toneladas de CO2 emitidos por um conjunto de atividades humanas será capturado na atmosfera pela ação de fotossíntese das plantas. Estas consultorias são contratadas pelas empresas ou por cidadãos comuns para elaborarem projetos de reflorestamento em que é possível comprar mudas e pagar para o seu possível plantio.
Análise Crítica:
Por que possível plantio? A reportagem vai mais a fundo e nos propõem a pensar na ação das empresas que se comprometem a reparar os males causados pelos seus eventos nos despertando perguntas como, será que é somente marketing para tornar o evento politicamente correto? Será que estas árvores serão realmente plantadas? Informa que estas ações ainda são pontuais e realizadas voluntariamente, sem fiscalização e transparência alguma. Indica que o próprio mercado vai buscar a profissionalização neste setor para dar mais credibilidade às suas intenções de preservação ambiental. Segundo o professor Schafeer, é pouco provável que o plantio esteja mesmo neutralizando toda a emissão, porém é um começo. Faz-se necessário, também desenvolver conceitos e interiorizar atitudes, não só individuais como também das empresas para que, ainda que seja um modismo ou marketing, possa transformar-se em ação efetiva na defesa do planeta.

sábado, 8 de março de 2008

QUESTÃO AMBIENTAL: Compromisso e Responsabilidade?

A idéia desse blog é levantar questões ligadas ao meio ambiente apresentando as práticas de sustentabilidade utilizadas por empresas, dando visibilidade aos seus reais interesses: atrair clientes ou compromisso com o meio ambiente, enfocando a responsabilidade ambiental.
O objetivo é analisar tais práticas sob a ótica dos resultados e da continuidade de processo e não lançar um olhar superficial sobre os projetos dessas empresas que, muitas vezes, objetivam apenas garantir sua inserção no mercado, mas tentar avaliar seu processo contínuo.
Serão apresentados também movimentos individuais que garantem uma tomada de consciência e geram a partir disso um mecanismo de cobrança eficaz trazendo melhoras sociais para a comunidade onde tais práticas acontecem.
É um espaço para discussões e reflexões sobre a questão ambiental, já que esta é uma temática que envolve todos, exigindo a participação, pois cada um pode dar sua contribuição para a sobrevivência do planeta.