sábado, 5 de abril de 2008

Um Selo pode salvar o Clima da Terra?


Um Selo pode salvar o Clima da Terra? Alguns produtos já exibem no rótulo quanto poluíram. Como isso pode combater o aquecimento global.
Luciana Vicária – Revista Época, ano 2008, nº515 – Edição Verde , 31/03/2008.

RESUMO:
A matéria relata a iniciativa do irlandês Terry Leahy, presidente da maior rede se supermercados da Inglaterra, a Tesco, de redução das emissões de gás carbônico em suas empresas, através da troca de máquinas que consumiam muita energia e da substituição da frota de caminhões a diesel por gás. Neste ano, a Tesco colocou um rótulo em seus produtos informando a quantidade de carbono liberada para o meio ambiente. Com essa atitude valorizou suas ações em 30% e solidificou sua marca. Mostra também a preocupação dos cientistas da ONU com as secas e inundações que o aquecimento global poderá provocar e ainda a informação do economista britânico Nicholas Stern, de que a economia global vai encolher 20% até o fim do século. É possível que, em pouco tempo, o quanto polui, passe a ser um critério de escolha dos produtos alimentícios, ao lado do preço e das informações nutricionais. Menciona a intenção da União Européia em criar limites para a importação de produtos que emitem mais carbono. Cita o alcance de competitividade em uma empresa face a identificação de seu custo ambiental na embalagem. Mostra a sensibilização de empresas brasileiras, como a Natura, que pretende rotular seus produtos até o final do ano. Ressalta, ainda, que os produtos brasileiros estarão em vantagem se a rotulação do carbono for importante no comércio internacional, já que no país 75% da produção de energia vem de hidrelétricas e parte do transporte é feito com veículos a álcool ou biodiesel. O que se conclui é que não é fácil calcular o carbono de um produto e uma possível solução seria a adoção de um padrão de medição global.


ANÁLISE CRÍTICA:
O posicionamento do autor em relação às questões levantadas é pouco crítico quando trata das experiências com o rótulo do carbono e o efeito disso para a conscientização do consumidor. Passa a impressão de ser contemplativo, porque não apresenta prós e contras, porém nos propõem a pensar se a opção pelos alimentos menos poluentes poderá salvar o mundo das mudanças climáticas.
Por outro lado, nos coloca a refletir sobre a credibilidade deste selo a fim de que este não seja apenas um marketing oportunista de ações em prol do meio ambiente. O tema é relevante para a Administração porque nos conduz a pensar a importância da tomada de decisão para enfrentar um mercado globalizado e extremamente competitivo, do planejamento para prever o resultado do comportamento da empresa frente a novos desafios e ainda, o quanto a globalização aproxima e determina práticas comerciais em locais geograficamente distantes e culturalmente diferentes.

2 comentários:

Lucas disse...

unica maneira de salvar o planeta é permitir a sobrevivencia dos q lutam pela sobrevivencia de todos e do planeta e premiar com a fortuna os q sao bem sucedidos .

magyarulmer disse...

JAMMOS KIM CASINO AND HOTEL, CA | 2022
JAMMOS 군산 출장샵 KIM CASINO AND HOTEL, CA. - The only casino in the Bay Area, JAMMOS KIM 전주 출장마사지 CASINO AND HOTEL has 2545 동해 출장마사지 rooms. There are 2029 slot machines and 군산 출장샵 24 사천 출장샵 tables