sexta-feira, 2 de maio de 2008

O Wal-Mart, visto como vilão nos EUA, se esforça para mudar a imagem no Brasil por meio de programas sustentáveis


O Wal-Mart, visto como vilão nos EUA, se esforça para mudar a imagem no Brasil por meio de programas sustentáveisJuliana Garçon – vocesa.com.br – Abril de 2008.

Resumo:

Esta reportagem cita a empresa Wal-Mart, cujo slogan nos EUA é “preço baixo todo dia” e a denúncia de um documentário sobre as práticas desse megavarejista, como salários baixos, preconceitos contra mulheres e negros, práticas predatórias de concorrência e repressão ao sindicalismo. Em seu programa de sustentabilidade ambicioso estão metas para que os funcionários sejam sustentáveis dentro e fora da empresa, como separar o lixo a ser reciclado, largar o cigarro, economizar água, energia elétrica e recursos naturais, premiando quem se voluntariar. É um voluntariado em causa própria, apoiado na crença de que os funcionários desempenham melhor suas tarefas quando têm metas pessoais. O que é cobrado é mais o comprometimento com as metas do que o seu cumprimento. No Brasil devido à liderança do espanhol Vicente Trius, a gestão foi diferente com programas de desenvolvimento de lideres e priorização de promoções. A motivação do pessoal é apontada como um dos seus grandes desafios.

Análise crítica:

O autor é crítico quando estabelece uma comparação entre atuação do Wal-Mart nos EUA e no Brasil e ainda quando cita opiniões que enxergam o aprofundamento da relação com o empregado, como um meio de diminuir a voz dos funcionários insatisfeitos. O conteúdo da matéria converge com matérias que dizem respeito a este tema. É positiva quando mostra o comprometimento da empresa com o engajamento dos funcionários em melhorar suas atitudes em relação ao meio ambiente e a si próprio, traduzindo-se em uma ambiciosa gestão de pessoas. Aponta o comprometimento social da empresa no Brasil, com a criação de uma cooperativa com cinqüenta catadores de lixo e reciclagem de duas mil e trezentas toneladas de lixo. Esta prática de gestão voltada para valorização do capital humano, ainda que com objetivo de marketing, traduz-se em maior comprometimento das pessoas com o trabalho e conduz a uma melhoria da qualidade de vida, razão pela qual deve ser valorizada e seguida pelos administradores.


Um comentário:

Unknown disse...

Realmente há um aumento considerável do número de empresas que vem ampliando sua atuação na área de desenvolvimento sustentável socialmente e do meio ambiente. Pelas reportagens postadas neste blog, observo que os membros desta equipe estão tendo o cuidado de abordar o tema com uma crítica construtiva e cuidadosa. Nota-se uma por parte de vocês uma postura correta em separar o que há de bom nisso e o que visa simplesmente o marketing empresarial no sentido de iludir consumidores e colaboradores. Parabéns e que sigam em frente com o mesmo brilhantismo. Edson Furtado de Mello Aluno de ADM-EAD. Turma 01 200654073